Vitória na catedral da velocidade

POSTED BY PST November 11, 2020 in Race Reports
Post thumbnail

A catedral da velocidade, nome pelo qual é conhecido o circuito de Monza. Sendo uma pista com muitas rectas, este é um circuito que é feito com o acelerador no fundo cerca de 80% do tempo.

O circuito italiano foi palco da 4ª ronda do iRacing Endurance Le Mans Series, competição oficial do simulador na qual a ProSimTech está a participar. Bruno Correia e Filipe Silveira foram os homens escolhidos para representar a nossa equipa principal na competição e entraram para a corrida de 6 horas com alguns receios. O facto de ser um circuito muito rápido aliado a diferenças de andamento entre as diferentes classes, faz com que esta seja uma prova muito complicada de gerir.

A prova começou mal para a ProSimTech que se viu envolvida em alguns toques com a classe GTE o que atirou o carro da equipa praticamente para o final da classificação, obrigando os pilotos a adaptar a sua táctica e fazer uma recuperação nunca antes vista.

Adoptando uma estratégia de poupança de pneu e combustível a equipa sabia que teria hipóteses de recuperar as posições perdidas e lutar pela vitoria no final, dada a necessidade de realizar um splash de combustível a quem não poupou durante a corrida. A hora e meia do final da prova tudo se decidiu quando a 25s de distância do líder se realizaram as paragens na box. A ProSimTech parou apenas para combustivel enquanto a equipa na liderança fez um full service com troca de pneus, reabastecimento e troca de pilotos. Esta manobra colocou a ProSimTech a apenas 5 segundos de distância da liderança da prova e sem qualquer paragem a ser feita até final de corrida. Os líderes da prova tiveram de parar a 10 minutos do final da corrida para o splash altura onde a ProSimTech assumiu a liderança até ao final da corrida.

Esta foi uma prova onde a ProSimTech mostrou grande maturidade e inteligência na forma como abordou a corrida e percebeu que uma estratégia de não andar sempre a fundo, mas de poupar iria trazer frutos no final. Os pilotos Bruno Correia e Filipe Silveira estão de parabéns por terem realizado umas das melhores recuperações até à data da ProSimTech e por terem trazido mais uma vitória para o nosso currículo.

A próxima ronda disputa-se no traçado de Nurburgring GP no fim de semana de 21 e 22 de Novembro.

Add comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *